segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Lista de categorias de pessoas pouco interessantes", segundo Charles Dantzig

Há tempos, quero escrever sobre o grande escritor e crítico Charles Dantzig autor do fantástico Dicionário Egoísta da Literatura Francesa, contudo, o tempo tem sido escasso. Por isso, enquanto não escrevo, deixo um pequeno trecho de sua Enciclopédia Caprichosa do Tudo e do Nada que acho simplesmente genial!



LISTE DE CATÉGORIES DE PERSONNES PEU INTÉRESSANTES

Celles qui n'ont jamais fait de latin.
Celles qui n'entrent jamais dans un musée.
Celles qui n'ont jamais lu un livre.
Celles qui s'intérresent à une oeuvre d'art pour son sujet.

(Charles Dantzig, Encyclopédie capricieuse du tout et du rien, p. 262).





Tradução:


LISTA DE CATEGORIAS DE PESSOAS POUCO INTERESSANTES


Aquelas que nunca estudaram latim.
Aquelas que nunca entram em um museu.
Aquelas que nunca leram um livro.
Aquelas que se interessam por uma obra de arte por seu assunto.


________________________________________________________________.


Abstenho-me de comentar. 
Dantzig é um gênio,
Sem mais.


4 comentários:

  1. Incluiria, sem sombras de dúvida:

    Aquelas que treinam em frente ao espelho o "bom dia" para soarem mais simpáticas e confiantes.
    Aquelas que nunca roubaram um livro de biblioteca.
    Aquelas que nunca mudam de opinião.
    Aquelas que, ao ver uma lista, querem continuá-la, ao invés de fazer a sua própria.

    ResponderExcluir
  2. Ótimos acréscimos, meu caro.

    Eu também pensei em incluir alguns, mas não quero me enquadrar no seu quarto item, não é mesmo? hahaha afinal, já não me encaixo no segundo. ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acrescento uma:
    As que escrevem poesia sem ter o hábito de ler poesia.

    ResponderExcluir