quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Teoria de Sherlock Holmes...



Creio que nada mais justo do que abrir esse Blog com a Teoria que lhe deu origem... Por isso, sem delongas, passo a palavra a Sherlock Holmes:


“- Veja – explicou -, em minha opinião o cérebro humano originalmente é como uma casa vazia que vai sendo equipada com os móveis que a pessoa escolhe. Os tolos levam para dentro todos os trastes que encontram, de modo que os conhecimentos que poderiam ser-lhes úteis ficam completamente atravancados, ou, na melhor das hipóteses, misturados com um monte de outras coisas, de modo que essas pessoas têm dificuldade para atingir o que desejam. Já o trabalhador eficiente tem o maior cuidado quanto ao que leva para dentro de seu cérebro-casa. Ele só se interessa pelas ferramentas capazes de ajudá-lo a fazer seu trabalho, mas dessas tem em enorme sortimento, tudo na mais perfeita ordem. É um engano imaginar que aquela salinha tem paredes elásticas, capazes de se distenderem o quanto se queira. Pode acreditar: chega um momento em que todo acréscimo de conhecimento significa esquecer alguma coisa que antes sabia. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis tirando o lugar dos úteis."

(Trecho extraído de O Estudo em Vermelho, de Sir Arthur Conan Doyle, trad. de Heloisa Jahn, 7ª ed., São Paulo, Ed. Ática, 2003, p. 30).

Um Blog, porém, pode resolver esse problema de falta de espaço...
Seja Bem-vindo!