quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sobre "Contos para uma Noite Fria"


Contos para uma Noite Fria

Comecei a escrever ficção aos treze anos. Primeiro insisti em patinar no gênero romance e até cheguei a terminar um, mas que está longe de ser publicável. Gênero difícil, com o qual ainda me digladio, um dia hei de terminar algo decente. Em 2003, descobri o conto como possibilidade de escrita e desde então soube que, mesmo que venha a escrever textos de outras categorias, o conto seria a minha casa. Gosto do gênero por sua concisão, potência e capacidade de surpreender. Descobri contistas excelentes como Guy de Maupassant, Sir Arthur Conan Doyle, Machado de Assis, Edgar Allan Poe, Murilo Rubião, Clarice Lispector dentre muitos outros que muito me ajudaram a entender o poder sugestivo dessa forma breve. Desde então publiquei contos em algumas coletâneas e organizei algumas outras. Outros guardei, e fui burilando com carinho. 

Ilustração do conto "Estátuas"
Por isso, é com muita alegria que convido a todos para o lançamento de Contos para uma Noite Fria, meu primeiro livro, que traz 12 contos, escritos e reescritos muitas vezes entre 2003 e 2013. Os contos giram em torno de temas da Literatura Fantástica, flertando com o sobrenatural e com mundos distópicos, e com toques de terror psicológico. Tentei brincar com os limites entre a ficção e a realidade, entre o real e o onírico, entre o sobrenatural e a loucura.

O livro sairá pela Llyr Editorial, o selo de literatura insólita da editora Vermelho MarinhoO prefácio é assinado pelo meu grande amigo Rogério Caetano de Almeida, professor de Literatura Brasileira da UTFPR, que conheci pouco depois de ter começado a escrever. Rogério foi meu professor de Literatura no colegial e sem dúvida o maior responsável por eu ter continuado a escrever, por eu ter feito Letras, por ter seguido a carreira acadêmica, por ter escolhido dedicar minhas pesquisas ao Simbolismo. Mais que um amigo, Rogério é um verdadeiro mestre e, por isso, a pessoa perfeita para prefaciar o livro. Não bastassem todos esses motivos, Rogério é ainda um grande estudioso da literatura fantástica e coordena o grupo de pesquisa O Estranho, o Fantástico e o Grotesco: Estudos sobre os Gêneros, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde trabalha.

Ilustração do conto "A Melancolia do Piano"
Cada um dos 12 contos é acompanhado por uma ilustração da minha grande amiga Dandi, a mesma que fez as capas da coleção O Melhor de Cada Tempo, dentre as quais a de Futilidade ou O Naufrágio do Titan, e também as capas e ilustrações internas da série Mundo de Oz. Dandi tem o poder sobrenatural de conseguir captar exatamente o que eu gostaria que o leitor sentisse ao ler cada conto. Cada desenho, portanto, traz a essência das histórias, embora seja, talvez, pretensão de minha parte querer que meus contos estejam à altura de seus desenhos. Dandi assina também a capa  (que pode ser vista aberta aqui), baseada no conto “Gravidade às Avessas”, um dos menores textos do livro, mas, sem dúvida, meu favorito. “Gravidade” é um conto diferente dos demais, por diversos motivos, mas achei que a ideia de isolamento existencialista e, ao mesmo tempo, de loucura e de fantástico presentes nesse conto captavam a ideia do conjunto e dariam o ar ideal para a capa. Espero que tenha dado certo. Não vou falar dos demais contos para não quebrar a aura de mistério, mas deixo para vocês dois desenhos de Dandi: a ilustração que acompanha o conto “Estátuas” (que a editora já divulgou no Facebook) e a que ilustra o conto “A Melancolia do Piano”, inédita até agora, e, uma de minhas favoritas. Espero que gostem. A diagramação foi feita por outro amigo incrível, o Marcelo Amado, da Página 42, a quem devo metade a outra metade da beleza do livro.

O lançamento será no dia 13 de dezembro, das 15h às 17h30, no Espaço Café da Livraria Cultura do Shopping Market Place, localizado na Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, ao lado da Estação Morumbi da CPTM. Há mais informações sobre o lançamento na página do Evento no Facebook. Nem preciso dizer que são todos mais que bem-vindos! Quem não puder ir ao lançamento ou já quiser encomendar o livro, ele já está à venda nos sites da Livraria Cultura e da Livraria Martins Fontes Paulista. Quem quiser pode também adicioná-lo à sua estante no SkoobPor fim, deixo a sinopse do livro para atiçar a curiosidade de vocês: Ao abrir Contos para uma Noite Fria, prepare-se para entrar em um universo de histórias fantásticas, de sobrenatural, absurdo e distopia, onde sonhos se tornam pesadelos e cenários misteriosos viram delírios apocalípticos. A inquietação e o medo (do estranho ou de nós mesmos), então, ganham vida, com vários estilos e temáticas. E, apesar da diversidade – que vai da melancolia do artista a possíveis futuros e devaneios em torno de si –, um tipo específico de linha costura todas as narrativas: uma grande perturbação. E, em vez de querer escapar, você se verá envolvido por este universo tão louco quanto um mundo de cabeça para baixo.

Uma Espiada na Diagramação




4 comentários:

  1. Caro Bruno, parabéns pela publicação. Também aprecio muito o gênero conto. Talvez por apreciar tanto, que hoje encontro até algumas dificuldades em lançar-me num romance de fôlego. Acabei de publicar uma novela e acredito que daqui a um tempinho, já aceitarei o desafio de escrever um romance. Boa sorte e desejo todo o sucesso do mundo pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Angelo! Pois é, por vezes sinto que o conto é um gênero menos valorizado, mas não tem jeito, é onde me sinto mais à vontade. Um grande abraço e obrigado pela visita =D

      Excluir
  2. Como fico feliz em ver escritores brasileiros publicando suas obras!
    A capa está incrível e já de cara fiquei imaginando qual a ligação com os contos.
    Diagramação muito bem feita, ilustrações super bacanas.
    Meus parabéns, Bruno!
    Desejo-lhe MUITO sucesso.

    Abraços,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela mensagem e pela torcida, Kemmy! Fico feliz que tenha gostado da capa e da diagramação, espero que goste dos contos também! Muito obrigado! Um abraço!

      Excluir